Os ciberataques nos sistemas de controles industriais (industrial control systems (ICS) estão
aumentando devido à revolução das Internet das Coisas (IoT). Com mais e mais dispositivos (endpoints )conectados, o aumento de dados proporciona um forte aumento de superfície de ataque.
Códigos desconhecidos (presumivelmente malware) tem-se verificado em grande número de sistemas críticos de infraestrutura nacional (CNI), e alguns ficam dormentes, sem serem detectados, durante anos. Evidências sugerem uma sofisticada recolha de informações esforços no passado de reconhecimento da infraestrutura, muitas vezes realizadas por mercenários e grupos criminosos visando ganhos financeiros.
Essa infiltração não está mais restrito à comunidade CNI, onde a segurança do público e da continuidade dos serviços essenciais são fundamentais: Manufacturing enterprises, edifícios inteligentes, automóveis – alguém ou alguma coisa industrial utilizando sistemas de monitorização está potencialmente em risco para este tipo de ataque cibernético .
O aumento da atividade maliciosa contra sistemas de controle industrial observado IBM X-Force apontou para o fato de que o risco de um incidente crítico em envolver um ICS é agora uma realidade bastant4e significativa. Segurança de redes e sistemas ICS é um imperativo absoluto para Organizações da CNI, mas também deve ser uma alta prioridade para CISOs em todas as organizações de tecnologia que utilizam. Ao invés de lutar contra o perigo, como se trata, deve ser proativo combate ao cibercrime.
Cybersecurity Proactive
Identificação de ameaças é uma necessidade crescente entre as empresas – e um problema em curso. Mas como é que vamos apagar o fogo antes mesmo de ser iniciado? Felizmente, há uma solução integrada existente para defender ICS contra ameaças cibernéticas.
IBM Security e Check Point Software se uniram para oferecer uma solução de segurança integrada que detecta e protege contra ameaças cibernéticas ICS: ICS seguros. A solução permite o monitoramento detalhado e controle do ambiente ICS, e integra-se com incidentes de segurança dos clientes e monitoramento de eventos ferramentas (SIEM) para fornecer níveis sem precedentes de inteligência de segurança.
A informação recolhida pelo ICS secure, que vem de uma vasta gama de protocolos do tipo SCADA, pode ser integrado com a inteligência de segurança dos sistemas de SI / TI tradicional. A capacidade resultante para dar os primeiros passos na convergência TI / OT, trazendo o ICS ne âmbito global de segurança da empresa pela primeira vez. Com argumentos ICS Secure da IBM’s Security Consultancy Services, Product System Services, Penetration Testing Services e Emergency Response Services em solução end-to-end cybersecurity solution para a cibersegurança empresa.
Securing ICS e SCADA networks é essencial para as organizações CNI. Planejamento para incidentes críticos e empregando a tecnologia certa para combater ameaças cibernéticas para ICS e ambientes da Internet das Coisas não é uma teoria para o futuro, mas a realidade de hoje…
Traduzido do texto escrito por Laurie Gibbett Security Specialist, IBM no site Security Intelligence. Para ver o conteúdo na íntegra (em inglês) clique aqui